A Educação do Campo, das Águas e das Florestas celebrou uma importante vitória nesta semana. Graças aos esforços conjuntos, do Deputado Federal Padre João (PT/MG) e do Deputado Estadual Leleco Pimentel (PT/MG), os estudantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) agora têm acesso garantido ao programa Pé de Meia e ao ProUni.
A nova lei do Novo Ensino Médio, sancionada pelo Presidente Lula, inclui duas emendas cruciais apresentadas pelo projeto Juntos para Servir, Padre João e Leleco Pimentel. A primeira emenda assegura que os alunos da educação do campo, que utilizam a pedagogia da alternância, sejam incluídos no Programa Pé de Meia. A segunda emenda garante a inclusão desses jovens no sistema de cotas para o ensino superior e no ProUni.
Padre João e Leleco Pimentel têm um histórico de apoio à Educação do Campo e à Pedagogia da Alternância, e essa conquista reforça ainda mais este compromisso com o movimento EFA em Minas Gerais e no Brasil. “Viva Lula, Viva o PT e Viva o Juntos para Servir. O Pé de Meia para a educação do campo agora é lei!”, comemoraram.
A Assembleia de Minas Gerais também está atenta às necessidades da Educação do Campo, com o importante projeto de lei (PL 511/2023), de autoria de Leleco Pimentel, que propõe um marco regulatório para a Educação do Campo, das Águas e das Florestas, equiparando as EFAs às escolas públicas.
Em breve, teremos mais informações sobre o passo a passo para os estudantes das EFAs acessarem o programa Pé de Meia. A assessoria do Deputado Federal Padre João já encaminhou um ofício ao Ministério da Educação solicitando orientações. Assim que essas orientações estiverem disponíveis, o portal de notícias da AMEFA trará a notícia em primeira mão.